Rafed English
site.site_name : Rafed English

Um Ramo de Flores do Jardim das Tradições do Profeta (S) e da Ahlul Bayt (A) by : Ayatollah Saiied Kamal Faqih Imani “Se nao o sabeis, perguntai aos homens de conhecimento”. Surata Nahl, n. 16, versiculo 43; Surata Anbiia’, n. 21, versiculo 7


Esse versiculo sagrado instrui os crentes a recorrer ao povo do dhikr, isto e, os homens de conhecimento e os escolasticos da comunidade a fim de discernir o correto do errado, quando eles se deparam com dificuldades, haja vista que Deus, depois de lhes ensinar o conhecimento, os elegeu com esse propOsito. Portanto, eles sao aqueles profundamente embuidos de conhecimento que sabem como interpretar o Alcorao.

Esse versiculo foi revelado a fim de introduzir a Ahlul Bayt (A), a saber, Muhammad, ‘Ali, Fatima, Hasan e Husayn, que sao as cinco luzes sagradas conhecidas como “Ahl ul-Kisa’” (a gente do manto), aos quais foram acrescentadas outras nove abençoadas luzes dentre a descendência de Husayn (A). O Mensageiro de Deus, em diferentes e apropriadas ocasiões, apresentou-lhes como os Imams da orientaçao, as tochas na obscuridade, e aqueles profundamente embuidos de conhecimento, a quem, sem duvida, Deus concedeu “o Conhecimento do Livro”.

Esses fatos, narrados repetidamente em varias tradições, têm sido precisamente aprovados pelos seguidores do Profeta Muhammad (S) desde a epoca da revelaçao ate os dias de hoje, e alguns escolasticos e comentadores sunitas tambem têm confessado em seus livros que aqueles versiculos do Alcorao foram revelados em virtude da Ahlul Bayt (A). Alguns exemplos dos seus livros sao os seguintes:

1. Imam Thalabi em seu reconhecido livro de exegese sobre o significado do versiculo 42, da surata an-Nahl, n. 16.

2. Tafsir ibn Khatir, vol. 2, p. 591.

3. Tals Tabari, vol. 14, p. 75.

4. Tafsir al-Alusi, conhecido como ‘Ruhul-Bayan’, vol. 14. p. 134.

5. Tafsir al-Qartabi. vol. 11, p. 272.

6. Tafsir al-Hakim, ou Shawahid-ut-Tanzil, vol. 1, p. 334. 7. Tafsir al-Shabistary, ou Ihqaaq-ul-Haqq, vol. 3, p. 482. 8. Yanani-ul-Mawaddah, por Qanduzi Hanafi, p. 119.

Baseado na mesma realidade, nOs devemos acercar-nos da Imaculada Gente da Casa, Ahlul Bayt, e praticar suas palavras de orientaçao para edificar as nossas vidas. A esse respeito, disse o Imam al-Hadi (A):

“Vossas palavras sao luz, em vossos assuntos ha orientaçao (para as pessoas) e vossa recomendaçao e a piedade”. Man la Iahduruh-ul-Fiqh, Tahthib e Uiun al-Akbar-ur-Rida
Cuidado, O querido leitor!
e por meio desses seres abençoados que os problemas materiais e espirituais das nossas vidas, neste mundo e no prOximo, podem ser solucionados.

“e por vossa causa que Deus nos livra da humilhaçao (da infidelidade), nos liberta das garras das penosas tribulações e nos resguarda dos abismos da aniquilaçao do mundo e do Fogo do Inferno”. Man la Iahduruh-ul-Fiqh, Tahthib e Uiun al-Akbar-ur-Rida

“Foi por causa da vossa liderança que Deus nos ensinou as leis da nossa religiao e corrigiu o que estava corrompido em nosso mundo”. (E Ele nos resgatou da pobreza, degradaçao e ignorância, depois, nos agraciou com o conhecimento, honra e dignidade). Man la Iahduruh-ul-Fiqh, Tahthib e Uiun al-Akbar-ur-Rida

Bem, se nOs deixarmos de seguir esses seres benditos, nOs fracassaremos em todos os aspectos, visto que o Profeta disse:

“O exemplo da gente de minha casa (Ahlul Bayt) e como aquele da Arca de Noe. Todo aquele que embarca nela se salva e quem se nega a embarcar nela e aniquilado”.

Essa tradiçao foi narrada por oito companheiros do Profeta (S) e oito pessoas dentre os discipulos dos companheiros; por sessenta sabios famosos e mais de 90 autores dentre os irmaos da escola sunita, mencionados em Mishkat-ul-Masabih, p. 523, de Ahmad-ibn-Hanbal; Farayd us-Simtayn, vol. 2, p. 242; As-Sawayq-ul-Muharraqah, p. 234; Uiun-ul-Akhbar, vol. 1, p. 211; e outras das referências de ambas escolas, que se deseja se referir às mesmas, sao mencionadas em Nafahat-ul-Azhar, vol. 4, p. 127.

O Mensageiro de Deus disse:

“e provavel que eu seja chamado brevemente e eu responderei (a esse chamado). Por certo que deixo entre vOs dois tesouros: o Livro de Deus e minha descendência. O Livro de Deus e uma corda que se estende desde o ceu ate a terra; e minha descendência, minha Ahlul Bayt. Por certo que o Misericordioso, o Informado, me comunicou que esses dois nao se separarao ate que voltem a mim na fonte (do Paraiso). Assim pois, observai como os tratais em minha ausência”.

E em outra narraçao e acrescentado:

“Nunca, nunca vos desviareis se vOs vos associardes a ambos”.

Essa narraçao foi transmitida por mais de vinte pessoas dentre os companheiros do Profeta (S) e tambem por mais de 185 narradores mencionados em Sahih Muslim, vol. 2, p. 238 e Musnad Ahmad ibn Hanbal, vol. 5, p. 181-182; Sahih al-Tirmidhi, vol. 2, p. 220, e outras referências de ambas escolas, que se desejas consulta-las, estao mencionadas nas paginas 199 a 210, vol. 1, de Nafahat al-Azhar fi Julasat al-Anwar.

Deste modo, que honra e mais excelente que o fato de o Alcorao, o Mensageiro de Deus (S) e a Ahlul Bayt serem o nosso exemplo, professores e lideres!

e por isso que com grande sinceridade e devoçao dizemos:

Estamos orgulhosos de sermos seguidores de uma religiao cujo fundador, sob instruções de Deus, foi o Profeta Muhammad (S) e Amir al-Mu’minin ‘Ali ibn Abu Talib, o servo de Deus, que foi libertado de todas as correntes e que foi designado, por sua vez, como o libertador da humanidade de todos os grilhões da escravidao.

Estamos orgulhosos de que o Nahjul Balagha, o qual, depois do Alcorao, e a maior prescriçao de vida espiritual e material, e o principal livro para a libertaçao da humanidade e que suas prescrições espirituais e politicas, que sao as mais valiosas para a libertaçao, tenham sido dispostas pelo nosso Imam Masum (‘Ali ibn Abu Talib).

Estamos orgulhosos de que as suplicas, que sao chamadas de o Alcorao ascendente, sao provenientes de nossos Imams Masums. Estamos orgulhosos das orações intimas de Shabaniiah, das suplicas de Arafah de Al-Husayn ibn ‘Ali, Sahifah Sajjaddiiah (tambem chamada de “os Salmos de ‘Ali Muhammad”), e Sahifah Fatima (o qual e um Livro inspirado por Deus a Fatima Az-Zahra).

Estamos orgulhosos de que Baqir al-Ulum, que e a maior personalidade da histOria e ninguem alem de Allah Ta’ala, o Exaltado, o Profeta e os Masum Imams, conseguiu ou conseguira entender a sua posiçao, e de nOs.

Nos sentimos honrados de que nossa Madhhab e a Jafari e que nossa Fiqh (Jurisprudência Islâmica), a qual e um infinito oceano (de conhecimento), e uma das contribuições (do Imam as-Sadiq). E nos sentimos orgulhosos de todos os Imams Masums e estamos comprometidos a segui-los.

Estamos orgulhosos que nossos Imams Masums (A) tenham vivido em prisões e no exilio por tratar de elevar o status da religiao islâmica e implementar (os ensinamentos) do Alcorao Sagrado, uma de cujas dimensões e a formaçao de um Governo Justo, e finalmente se tornaram martires na tentativa de erradicar os governos opressores e tirânicos da sua prOpria epoca.
Agora, O querido irmao e irma!
Vos sois testemunhas, neste pequeno globo, menor que uma aldeia no universo, que hoje, na era da explosao do conhecimento, a desnorteada raça humana de nossa era esta queimando-se na sede do escaldante deserto da injustiça e desigualdade, enquanto o ser humano se encontra afundando-se incessantemente e cada vez mais profundamente no pântano da impiedade e da iniqüidade.

Aqueles que se vangloriam da liberdade e felicidade do homem se encontram perturbados observando a decadência dos valores morais, situaçao essa que eles mesmos criaram. Eles nao podem proporcionar nada exceto observar a destruiçao do ser humano e da humanidade. Mas, esse e realmente o final da linha?

Para nossa surpresa a resposta e positiva, a menos que o homem retorne a sua divina natureza humana, adotando as miseraveis experiências da sua vida passada como uma tocha para o seu futuro caminho e utilizando o Islam como o melhor remedio.

Nos tempos presentes, o glorioso Islam, como a melhor prescriçao de orientaçao, melhor que qualquer coisa na histOria, estendeu a sua gentil mao para resgatar o homem da submissao e da agonia dos vicios, e pela graça de Deus, se colocou de pe para cura-lo da debilidade da corrupçao.

O Islam e capaz de matar a sede desse homem errante no tOrrido deserto da impiedade por meio do conhecimento e excelência da Ahlul Bayt (A), que sao o reflexo da brilhante galaxia da revelaçao, que nunca cometeu nenhum erro ou equivoco. Ele mostra a sua luz sobre todos os aspectos materiais e espirituais da vida do homem. Desse modo, o Islam claramente abriu uma estrada ante esse homem frustrado que, afortunadamente, se dirige rumo à realidade.
Mas, O querido amigo
A principal e mais essencial maneira de reconhecer uma escola de pensamento e estudando seus prOprios textos com adequado entendimento das palavras de seus sabios e lideres. e por esse meio que se pode ser compreendida e estimada a teoria de tal escola sobre o mundo e seus problemas com relaçao a diferentes fenômenos praticos.

Tem sido sobre essas bases e sob esse estimulo que nOs decidimos publicar um comentario continuo do Alcorao em inglês sob o titulo de “An Enlightening Commentary into the Light of the Holy Quran” (Um Comentario Esclarecedor da luz do Sagrado Alcorao), que recebeu tao calida recepçao por parte dos buscadores da verdade em muitos paises do mundo que em menos de três anos seus primeiros dois volumes foram reimpressos cinco vezes.

Agora, na iminência da sexta impressao daqueles sagrados comentarios, o presente livro, “Um Ramo de Flores”, adornado com as palavras dos lideres da instrutiva escola do Islam, que e a Ahlul Bayt, e oferecido a todos aqueles que estao à procura da mais nobre e derradeira escola divina. NOs esperamos que mediante um melhor uso do perfume dessas eternas e frescas flores, meditemos na seguinte expressao do oitavo Imam (A):

Disse o Imam ar-Rida’ (A): “Que Deus se compadeça de um servo que mantem vivo nossos assuntos”. Disseram-lhe: “E como se mantem vivo vossos assuntos?”. Respondeu: “Aprendas nossos conhecimentos e os ensina às pessoas, que por certo que se as pessoas conhecessem as bondades de nossas palavras, certamente, elas nos seguiriam”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 40; Maanii al-Ajbar, por Saduq, p. 180; e Wasayl Ash-Shiah, vol. 27, p. 92.
Uma Benevolente Expectativa
Esperamos que ao ler e prestar atençao a essas nobres palavras daqueles seres imaculados, as evidências sejam expostas de forma concludente às pessoas do mundo; pode ser que dessa maneira, isto e, seguindo o sagrado legado da Ahlul Bayt, os jovens, a nova geraçao, se mantenham isentos de qualquer tipo de desvio religioso, mental, moral, teolOgico, social, econômico, politico e educacional, a fim de que cada um possa crescer para ser um ser humano integro e tambem um leal combatente, para ser util ao Islam e aos muçulmanos ao redor de todo o mundo.
Por ultimo
Enviamos nossas sinceras e puras considerações com afetuosas saudações a essas sagradas, excelentes, purificadas e imaculadas almas.

E que a paz esteja sobre aquele que segue a orientaçao

Saiied Kamal Faqih Iman Isfahan-Ira
Disse o Mensageiro de Deus (S): “O povo meu! Por certo que nao havera profeta depois de mim, nem comunidade depois da vossa. Portanto, empenhai-vos em adorardes o vosso Senhor, realizai as vossas cinco orações diarias, jejuai o mês prescrito (de Ramadan), peregrinai a Casa do vosso Senhor, dai o zakat (donativo religioso) dos vossos bens a fim de purificar as vossas almas e obedecei aos dotados de autoridade dentre vOs para que entreis no Paraiso do vosso Senhor”.

Al-Khisal, p. 152

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Bem-aventurado seja aquele que consagra, sincera e totalmente, para Allah todo o seu trabalho, o seu conhecimento, o seu amor, as suas magoas, o ato de receber e de renunciar, as suas palavras, seu silêncio, suas ações e suas declarações”.

Bihar al-Anwar, 77, p. 289

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Ter em mente a Grandeza do Criador faz com que as criaturas te pareçam insignificantes”.

Nahjul-Balagah, Seçao das Maximas, p. 129

Disse o Imam Jafar as-Sadiq (A): “O coraçao e o recinto sagrado de Deus. Assim, pois, nao hospedeis no recinto sagrado de Deus outro que nao seja Ele”.

Bihar al-Anwar, v. 70, p. 25

Disse o Imam Jafar as-Sadiq (A): “Nossos verdadeiros seguidores sao aqueles que, quando a sOs, recordam-se de Deus abundantemente”. (Isto e, quando nao ha nada que os impeça de cometer pecados, a recordaçao de Deus os impede da pratica dos mesmos).

Bihar al-Anwar, v.93, p. 162

Disse o Imam Muhammad al-Baqir (A): “Juro por Deus, Exaltado seja, que Ele nao espera das pessoas senao duas virtudes: que Lhe reconheçam as bênçaos, de modo que Ele aumente as Suas bênçaos (derramada) sobre eles; e que Lhe reconheçam os seus pecados, de modo que Ele os perdoe”.

Al-Kafi, v. 2, p. 426

Disse o Imam al-Husayn (A): “Por certo que Deus, Exaltado seja, nao criou os humanos senao para que O reconheçam e quando eles O reconhecem, eles O adoram e quando eles O adoram, nao sentirao a necessidade de adorar nenhum outro alem d’Ele”.

Safinat al-Bihar, v. 2, p. 180

Disse o Imam ‘Ali ibn al-Husayn (A): “Se salva da aniquilaçao o crente que possui três qualidades: o testemunho de que nao ha divindade alem de Deus, unico e sem parceiros; a intercessao do Mensageiro de Deus e a abundância da MisericOrdia de Deus”.

Safinat al-Bihar, 517
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Nao e de mim aquele que negligencia a sua oraçao. Tal pessoa nao alcançara a Fonte (de Kauzar no Paraiso). Por Deus que nao!”.

Man La Yahduruhul Faqih, vol. 1, p. 206

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Se houvesse um rio defronte a casa de algum de vOs na qual vos banhassem cinco vezes ao dia, acaso restaria algum resquicio de sujeira sobre o vosso corpo? Por certo que o exemplo da oraçao e como o do rio. A pessoa que pratica as orações diarias elimina os seus pecados, exceto aqueles que o tira da fe que ele professa”.

Bihar al-Anwar, vol. 82, p. 236

Disse o Profeta (S): “Para Allah uma oraçao obrigatOria equivale a mil peregrinações Hajj e mil peregrinações Umrah aprovadas e aceitas”

Bihar al-Anwar, vol. 99, p. 14

Disse o Profeta (S): “Nao arruineis vossas orações (ao nao realizar a sua correta realizaçao), visto que quem arruinar as suas orações sera ressuscitado junto a Carun e Haman e sera um direito de Deus introduzi-lo no Inferno junto aos hipOcritas”.

Bihar al-Anwar, vol. 83, p. 14

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quando realizardes uma oraçao, praticai-a como se fosse a ultima de alguem que esta se despedindo deste mundo”.

Bihar al-Anwar, vol. 69, p. 408

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Se a pessoa que se encontra em oraçao soubesse a misericOrdia que lhe esta sendo dispensada, ela nunca levantaria a sua cabeça da prostraçao”.

Tasnif al-Ghurar al-Hikam, p. 175

Disse o Imam al-Baqir (A): “No Dia do Juizo, a primeira coisa pela qual o servo ira responder e a oraçao e se a mesma for aceita todas as suas outras ações serao aceitas tambem (do contrario, todas as suas outras ações nao lhe serao de nenhuma valia)”.

Bihar al-Anwar, vol. 7, p. 267

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Por certo que a nossa intercessao nao alcançara aquele que negligencia as suas orações”

Bihar al-Anwar, vol. 82, p. 236

Disse o Imam al-Baqir (A): “Ha dez coisas que se o individuo encontrar a Deus, Imponente e Majestoso, com as mesmas, ele entrara no Paraiso: o testemunho de que nao ha divindade alem de Deus; e que Muhammad e Mensageiro de Deus; o reconhecimento daquilo que foi enviado ao Profeta da parte de Deus (Alcorao); a pratica da oraçao; dar o Zakat; jejuar o mês de Ramadan; peregrinar a Casa de Deus; amar os amigos de Deus; dissociar-se dos inimigos de Deus; e evitar todo tipo de bebida alcoOlica”.

Al-Khisal, p.432

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Para o temente, a oraçao e um meio de se alcançar intimidade com Deus; para o fraco, a Hajj (peregrinaçao a Meca) e tao bom quanto a Jihad (luta pela causa de Deus). Para cada coisa existe uma purificaçao e a purificaçao do corpo e o jejum. E a Jihad da mulher e ser boa esposa”.

Nahjul Balagha, dito 136

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Nao ha noite sem que o anjo da morte conclame os mortos nos sepulcros e lhes pergunta do que eles se lamentam hoje depois de terem visto claramente a prOxima vida. E os mortos respondem: ‘Por certo que nOs lamentamos e temos inveja dos crentes em suas mesquitas, pois eles podem rezar e nOs nao; eles dao o zakat e nOs nao; eles jejuam no mês de Ramadan e nOs nao; eles fazem caridade com aquilo que lhes sobra depois de satisfazerem as necessidades das suas familias, ao passo que nOs nao o podemos fazer...”

Irshad al-Qulub, p.53

Disse o Mensageiro de Deus (S): “No horario (prescrito) de cada oraçao, eu escuto um arauto dizer: ‘O filhos de Adao! Mantenham a oraçao a fim de apagar o fogo que vOs acendestes sobre vOs mesmos (com a pratica de pecados)”.

Mustadrak al-Wasa'il, vol. 3, p. 102

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Observai a oraçao, pois no Dia da Ressurreiçao, quando Deus, Exaltado seja, ressuscitar o servo (para a prestaçao de contas), a primeira coisa que Ele ira perguntar sera sobre a oraçao. Se o individuo as apresentar completas sera bem-aventurado, se nao, sera arrojado no Inferno”.

Bihar al-Anwar, vol. 82, p. 202

Abu Basir disse que foi ver Umm Hamidah para lhe dar os pêsames pela morte do Imam Jafar as-Sadiq (A). Entao, ela começou a chorar e ele, ao vê-la naquele estado, chorou tambem. Depois disso, ela disse: “O Abu Muhammad! Se tivesses visto a Jafar ibn Muhammad no seu leito de morte, terias presenciado algo impressionante: ele abriu os olhos e pediu que todos os seus parentes fossem reunidos. Entao, ela disse que eles haviam reunido todos os seus parentes sem a exclusao de nenhum deles. Entao, ele olhou para eles e disse: ‘Certamente, a nossa intercessao nao alcançara aquele que negligencia a sua oraçao”.

Wasa'il-ash-Shi'ah vol. 4, p. 26

Disse o Sagrado Profeta (S): “A adoraçao feita por aquele que adquire a sua subsistência com dinheiro ilicito e similar a um edificio que e construido sobre a areia”.

Bihar al-Anwar, vol. 84, p. 258
Disse o Mensageiro de Deus (S): “A honra do crente esta no ato dele se levantar à noite (para orar) e sua grandeza esta em nao necessitar das pessoas”.

Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 20

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Quem dorme demasiadamente durante a noite se privara de uma açao (oraçao da meia-noite) que ele nao podera realizar durante o dia”.

Ghurar al-Hikam, p.289

O Imam as-Sadiq (A) disse que Deus, Imponente e Majestoso, disse a Moises, o filho de Imran, numa revelaçao: “O filho de Imran! Mente aquele que diz Me amar, mas quando cai a noite, Me negligencia”.

Bihar al-Anwar, vol. 13, p. 329

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Nunca percam as orações da meia-noite, pois, em verdade, o verdadeiro perdedor e aquele que perde (os beneficios) da oraçao da meia-noite”.

Bihar al-Anwar, vol. 83, p. 127

Disse o Imam as-Sadiq (A): “O Mensageiro de Allah (S) pediu para Gabriel pregar (algo) para ele e ele disse: ‘O Muhammad, viveis da forma como vos aprouver, mas vOs certamente ireis morrer; ameis qualquer coisa que vos aprouver, mas vOs certamente ireis vos separar disso; fazeis qualquer coisa que vos aprouver, mas vOs certamente ireis vos encontrar com isso (e receber a respectiva recompensa). A honra do crente esta nas suas orações da meia-noite e a sua nobreza na sua abstençao de (arruinar) a reputaçao alheia”.

Al-Khisal, p. 7

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Ha três coisas que sao a honra do crente e o seu ornamento tanto neste mundo quanto no outro: orações ao final da noite (orações noturnas), nao cobiçar aquilo que as pessoas possuem e o amor (e a liderança) de um Imam da familia de Muhammad”.

Bihar al-Anwar, vol. 75, p. 107
Disse o Imam as-Sadiq (A): "Narrou-me meu pai de seu pai, que um homem de Kufa escreveu a seu pai, al-Husayn ibn ‘Ali, pedindo-lhe para que ele o informasse a respeito do bem deste mundo e do prOximo. Ele (A) escreveu (em resposta): ‘Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Certamente, quem procura a complacência de Deus mesmo implicando isso no desgosto das pessoas, Deus lhe fara nao necessitar das pessoas. Porem, aquele que procura a complacência das pessoas implicando isso no desgosto de Deus, em verdade, Deus delegara os seus assuntos nas maos das pessoas, Wassalam’”.

Bihar al-Anwar, vol. 71, p. 208

Disse o Imam ‘Ali ibn Al-Husayn (A): “Quem age em conformidade com aquilo que Deus prescreveu para ele, se conta entre os melhores individuos”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 81

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Aquele que ama pela causa de Deus, se aborrece pela causa de Deus e faz caridades pela causa de Deus, se encontra entre aqueles cuja fe e perfeita”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 124

Disse o Imam Al-Hasan al-Askari (A): “Nao ha qualidade mais superior que essas duas: a fe em Deus e ser benefico aos muçulmanos”.

Bihar al-Anwar, vol. 17, p.218
Disse o Mensageiro de Deus (S): “As duas coisas que mais farao as pessoas ingressarem no Paraiso sao o temor a Deus e o bom carater”.

Bihar al-Anwar, vol. 71, p. 373

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quando vos propuserdes a fazer alguma coisa, reflitais sobre as suas conseqüências. Se isso for benefico para a vossa evoluçao e desenvolvimento, fazei-o, mas se nele houver extravio, abandonai-o”.

Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 130

Perguntaram ao Imam as-Sadiq (A) a respeito do significado de Taqwa (piedade, temor a Deus), ao que ele respondeu: “Taqwa significa que Ele nao deixe de vos encontrar no lugar onde Ele vos ordenou estar e que Ele nao vos veja no lugar onde Ele vos proibiu de estar”.

Safinat al-Bihar, vol. 2, p. 678

Disse o Mensageiro de Deus (S): “VOs deveis ter para com Deus um pudor similar ao que vOs tendes ante um homem piedoso dentre os vossos parentes”.

Mustadrak Al-Wasa'il-ash Shi'ah, vol. 8, p. 466, n.10027

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Que boa barreira contra as paixões de um individuo e o feito de recatar o seu olhar”. Ghurar al-Hikam, p. 321

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali para o Imam al-Hasan e o Imam al-Husayn (que a paz esteja com eles) quando Abdur Ibn Muljam o golpeou (fatalmente com uma espada): “Eu vos aconselho o temor a Deus, que nao procureis (os prazeres) da vida terrena ainda que esta vos procure. Nao lamenteis por nada que vos tenha sido negado neste mundo. Dizei a verdade e realizei boas ações à procura da recompensa divina. Sede inimigo dos opressores e auxiliai os oprimidos”.

Nahj-ul-Balagha, carta 47

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Eu vos aconselho o temor a Deus, O filho meu, cumprir a Sua ordem, preencher o vosso coraçao com a recordaçao d’Ele, e agarrar-se a Seu barbante, visto que, que cordao mais firme pode existir que aquele que tem lugar entre Deus e vOs, se e que chegas a agarrar-se a ele?”.

Nahj-ul-Balagha, carta 31

Abu Usamah disse que havia ouvido do Imam as-Sadiq (A): "Deveis ter temor a Deus, piedade, esforço, dizer a verdade, honestidade no depositado em confiança, bom carater e ser bom vizinho. Convidai (os outros) ate vOs, mas nao com vossas palavras (e sim com vossos atos). Sede ornamentos e nao uma desonra para nOs. (Eu vos aconselho) a prolongar a inclinaçao e a prostraçao, pois certamente, quando um dentre vOs prolonga a inclinaçao e a prostraçao, Satanas chora por detras dele e diz: ‘Que desgraçado! Ele obedeceu e eu desobedeci. Ele prostrou-se e eu me recusei a fazê-lo’”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 77

Disse o Imam ‘Ali ibn Al-Husayn (A): "Atençao! Por certo que os amigos de Deus nao terao temor nem se atribularao se eles observarem as obrigações de Deus, seguirem as tradições do Mensageiro de Deus (S), evitarem as coisas proibidas por Deus, serem piedosos no tocante à beleza da vida terrena e avidos por aquilo que esta junto a Deus, se esforçarem por conseguir o Seu sustento dentre aquilo que e puro e decidirem nao se gabarem ou acumular riqueza, mas doarem e darem o donativo obrigatOrio. Em verdade, esses sao aqueles cujos rendimentos sao divinamente abençoados e serao recompensados por aquilo que eles apresentaram para as suas vidas no mais alem”.

Bihar al-Anwar, vol. 69, p. 277

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Certamente, os seres humanos, desde Adao ate hoje, sao iguais aos dentes de um pente. Nao ha superioridade do arabe sobre o nao-arabe, nem do branco sobre o negro, senao em piedade”.

Mustadrak al-Wasa'il

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Certamente, uma pequena açao que encerra piedade e melhor que varias ações sem temor a Deus”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 76
Disse o Imam as-Sadiq (A): “Toda suplica mediante a qual se roga a Deus, Imponente e Majestoso, e barrada pelo ceu ate que se pronuncie a Salawat (bênçaos) sobre Muhammad e sobre a familia de Muhammad”. (A Salawat consiste do seguinte: O Deus nosso, abençoe Muhammad e a familia de Muhammad).

Usul al-Kafi, vol. 2, p. 493

Disse o Imam as-Sadiq (A): “O crente cuja suplica nao tiver sido respondida por Deus neste mundo, desejara que nenhuma delas tivesse sido respondida por Deus quando ele ver, na Outra Vida, a quantidade da recompensa (que lhe sera dado no lugar da suplica nao respondida)”.

Usul al-Kafi, vol. 2, p. 491

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “A mais querida das ações na terra para Deus, Imponente e Majestoso, e a suplica e a melhor adoraçao e a modestia e a piedade”.

Bihar al-Anwar, vol. 93, p. 295

Disse Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) a um grupo de seus seguidores: “As portas do ceu sao abertas em cinco ocasiões: quando chove, durante a luta sagrada, no momento do chamado para a oraçao, quando se recita o Alcorao durante o pôr do sol e quando se produz a alvorada”.

Al-Khisal, p. 302

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Aproveites para suplicar em cinco ocasiões: durante a recitaçao do Alcorao, durante o chamado para a oraçao, ao se comparecer à luta sagrada pronto para o martirio e durante a suplica de um oprimido, ja que (nessas ocasiões, a suplica) em sua ascensao nao tropeça em nada mais que no Trono divino”.

Bihar al-Anwar, vol. 93, p. 343

Disse o Imam Al-Husayn (A): "O Deus nosso! Tu es o mais prOximo a Quem alguem pode suplicar, o que mais rapido responde, o mais nobre dos que perdoam, o que outorga mais abundantemente e o que mais escuta o que se Te pede. O Misericordioso e Clemente deste mundo e do Outro!”.

Suplica de Arafah

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Aquele que e agraciado com quatro coisas nao se vê privado de outras quatro: aquele a quem e dado suplicar, nao se vê privado da resposta; aquele a quem e dado o arrependimento nao se vê privado da sua aceitaçao; aquele a quem e dado o ato de pedir perdao nao se vê privado do perdao; e aquele a quem e dado o ato de agradecer nao se vê privado do incremento dos favores”.

Nahjul Balagha, dito 135

Disse o Imam as-Sadiq (A): “No Dia do Juizo, Deus convertera as suplicas dos crentes em boas ações, as quais lhes aumentarao a sua posiçao no Paraiso”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 216

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Curai vossas enfermidades mediante a esmola e rechaçai diversos tipos de aflições mediante a suplica”.

At-Tahthib, vol. 4, p.112

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Rogai (a Deus) por vossas necessidades e insistais nisso porque Deus aprecia a perseverança dos crentes dentre os Seus servos que insistem (em suas suplicas)”.

Wasa'il-ash-Shi'ah,vol. 7, p. 60

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Eu vos recomendo as suplicas, visto que nao ha nada que vos faça aproximar-vos de Deus melhor do que isso”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 467

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “e possivel que vOs supliqueis (a Deus) por alguma coisa e Ele nao vos conceda o vosso pedido a fim de vos agraciar com algo melhor (no futuro)”.

Ghurar al-Hikam, p.185
Disse o Mensageiro de Deus (S): “O exemplo da minha Ahlul Bayt (progênie) em minha comunidade e como o exemplo da Arca de Noe: quem embarca nela e salvo e quem a rejeita e aniquilado...”. Bihar al-Anwar, vol. 27, p. 113

Disse o Imam al-Baqir (A): “Sem duvida que as nossas palavras reavivam os corações”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 144

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Ornamenteis vossas reuniões mediante a lembrança de ‘Ali ibn Abu Talib”

Bihar al-Anwar, vol. 38, p. 199

No livro Ikmal Ad-Din se cita uma tradiçao de Jabir-il-Ju'fi' que narrou de Jabir-ibn-Abdillah que disse: "O Mensageiro de Deus! NOs conhecemos a Deus e a Seu Mensageiro, mas quem sao os dotados de autoridade cuja obediência Deus equiparou à sua obediência?” (A pergunta esta relacionada ao versiculo do Alcorao Sagrado que expressa: “O crentes! Obedecei a Deus, obedecei ao Mensageiro e aos dotados de autoridade dentre vOs”).

Entao, o Profeta (S) disse: “O Jabir! Eles sao, depois de mim, meus sucessores e os orientadores dos muçulmanos; o primeiro deles e ‘Ali ibn Abu Talib; depois (Imam) Al-Hasan e (Imam) Husayn ; depois ‘Ali ibn Husayn ; depois Muhammad ibn ‘Ali; conhecido na Tora como Baqir, a quem vOs visitareis, O Jabir! Quando o visitardes transmite-lhe as minhas saudações. Depois dele vem o Sadiq, Ja'far ibn Muhammad; e depois dele, Musa ibn Ja'far; depois ‘Ali ibn Musa; depois Muhammad ibn ‘Ali; depois ‘Ali ibn Muhammad, depois Al-Hasan ibn ‘Ali; e depois dele (vira) o Al-Qa’im, cujo nome e epiteto e o mesmo que o meu.

Ele e a Autoridade de Deus na Terra e Seu Remanescente entre Seus servos. Ele e o filho do (Imam) Al-Hasan-ibn-’Ali (al-'Askari). Essa e aquela personalidade por cujas maos Deus conquistara os horizontes da terra e essa e a personalidade que se ocultara dos seus seguidores e amigos de uma maneira tal que nao permanecera quem sustente o seu Imamato senao aquele cujo coraçao Deus testou para Fe”.

Disse Jabir : "Eu lhe perguntei: 'O Mensageiro de Deus! Acaso seus seguidores poderao se beneficiar dele em sua ausência?’. Ele respondeu: ‘Juro por Aquele que me enviou com a profecia que sim. Eles serao iluminados com sua luz e se beneficiarao de sua wilayah durante sua ocultaçao, assim como as pessoas se beneficiam do sol ainda que este se encontre coberto pelas nuvens’”.

Ikmal Ad-Din, vol. 1, p. 253.

Disse Malik ibn Anas com relaçao às virtudes do Imam as-Sadiq (A): “Nenhum olho jamais viu, nenhum ouvido jamais escutou, nem ha ocorrido a nenhum coraçao alguem mais grandioso que Jafar ibn Muhammad em termos de virtude, conhecimento, adoraçao e piedade”.

Bihar al-Anwar, vol. 47, p. 28

Disse o Imam Al-Husayn (A): “Juro pela minha alma, que nao e Imam senao o que julga de acordo com o Livro, que age com justiça, que professa a religiao da Verdade e que aprisiona a sua pessoa (com base nos limites) da Essência Divina”.

Al-Irshad, vol. 204
O Amor a Ahlul- Bayt (A)
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Acostumeis vossos filhos em três coisas: o amor ao vosso Profeta, o amor a Ahlul Bayt (membros infaliveis da familia do Profeta) e a recitaçao do Alcorao”.

Al-Jami' al-Saghir, vol. 1, p. 14

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Aquele que nao puder fazer um bem para nOs (a Ahlul Bayt), que faças um bem a um dos nossos seguidores e aquele que nao puder nos visitar, que visites os nossos seguidores, pois dessa maneira lhe sera computada a recompensa de nos visitar”.

Bihar al-Anwar, vol. 74, p. 354

Disse o Imam al-Baqir (A): “O melhor meio de os crentes alcançarem proximidade com Deus, Imponente e Majestoso, e atraves da obediência a Deus, obediência ao Seu Profeta e obediência aos dotados de autoridade”. Entao, ele acrescentou: “Amar a nOs (a Ahlul Bayt) e ter fe. Odiar-nos e incredulidade”.

Al-Kafi, vol. 1, p. 187

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Sobre cada adoraçao existe uma adoraçao (superior) e o amor a nOs, a Ahlul Bayt, e a melhor adoraçao”.

Bihar al-Anwar, vol. 27, p. 91
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Acaso eu ainda nao vos informei quem e o crente (verdadeiro)? e aquele a quem os crentes confiam os seus bens e as suas vidas. Acaso eu ainda nao vos informei quem e o muçulmano? e aquele de quem os muçulmanos estao a salvo de sua mao e de sua lingua... E esta proibido que um crente oprima outro crente, ou o humilhe, ou o calunie ou o rejeite subitamente”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 235

Disse o Imam as-Sadiq (A): “O crente nao deve estar numa reuniao onde as leis de Deus sao desobedecidas e ele nao esteja numa posiçao de modificar isso”.

Usul al-Kafi, vol. 2, p. 374

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Aquele que habitualmente diz a verdade tera as suas ações purificadas; aquele cuja intençao e boa, Deus aumenta o seu sustento; e aquele que trata bem os membros da sua familia, Deus prolonga o seu tempo de vida”.

Al-Khisal, vol. 1 p. 88

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Um homem apresentou-se ao Profeta pedindo que ele lhe ensinasse uma açao que fizesse que tanto Deus, o Exaltado, e as pessoas o amassem, seus bens se multiplicassem, o seu corpo se tornasse saudavel, seu tempo de vida se prolongasse e que ele fosse ressuscitado junto a ele (o Profeta).

Entao, ele (S) disse: ‘Essas sao seis virtudes que necessitam de seis qualidades: se desejas que Deus o ame, temei-O e resguarda-te dos pecados; se desejas que as pessoas o amem, sede benevolente para com elas e afastai-vos do que as mesmas possuem; se desejas que Deus multiplique os seus bens, pagai o zakat dos mesmos; se desejas que Deus mantenha saudavel o teu corpo, fazei caridade com mais freqüência; se desejas que Deus prolongue a tua vida, mantenhas boas relações com teus parentes; se desejas que Deus te ressuscite junto a mim, prolongai tuas prostrações ante Deus, o Uno, o Dominador’”.

Safinat al-Bihar, vol. 1, p. 599

Disse o Imam ar-Rida’ (A), o oitavo Imam: “O muçulmano nao e um verdadeiro muçulmano a menos que nele se encontre três virtudes: uma tradiçao do seu Senhor, uma tradiçao do seu Profeta e uma tradiçao do seu Imam. A tradiçao do seu Senhor e guardar seus segredos visto que disse Deus, Imponente e Majestoso: ‘Ele e Conhecedor do desconhecido e nao revela os Seus segredos a quem quer que seja, salvo a um mensageiro que tenha escolhido’ ( 72: 26-27).

A tradiçao do seu Profeta consiste em ser cordial com as pessoas, visto que Deus, Imponente e Majestoso, ordenou o Seu Profeta a ser cordial com as pessoas: ‘Conserva-te indulgente, recomenda o bem e afasta-te dos ignorantes’ (7: 199).

A tradiçao do seu Imam consiste em ter paciência ante o infortunio e a adversidade, visto que Deus, Imponente e Majestoso, disse: ‘... e os que sao pacientes no infortunio e na adversidade’ (2: 177)”. 'Uyun al-Akhbar ar-Rida, vol.1, p.256

Disse o Imam al-Jawad (A): “O crente necessita de três virtudes: o êxito da parte de Deus, ser admoestador de si prOprio e aceitar o (bom) conselho de quem o da”. Muntah-al-'Amal, p.229

‘Ali ibn Al-Husayn (A), o quarto Imam, foi certa vez perguntado como ele, o filho do Mensageiro de Deus, iniciava cada manha e ele (A) respondeu: “Eu começo cada manha enquanto me sao requeridas oito qualidades: Deus, o Exaltado, me requere levar a cabo os preceitos; o Profeta (S) me requere sua tradiçao (Sunnah); a familia me requere o sustento diario; a alma me requere satisfazer as paixões terrenas; Satanas me requere cometer pecado; os dois anjos protetores me requerem virtuosidade; o anjo da morte me requere o espirito; e a tumba me requere meu corpo. e assim que me encontro requerido entre essas questões”.

Bihar al-Anwar, vol. 76, p. 15

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Certamente tudo e intimidado por um crente porque a religiao de Deus o faz ser poderoso e ele nao e intimidado por nada, sendo isso uma caracteristica de todo crente”.

Bihar al-Anwar, vol. 67, p. 305
Imam Muhammad al-Baqir (A) disse a Jabir: “O Jabir! Acaso e suficiente para o que professa o xiismo sustentar amor por nOs, a Ahlul Bayt? Por Deus, nao sao nossos seguidores senao aqueles que temem a Deus e Lhe obedecem! O Jabir! Estes nao sao conhecidos senao pela humildade, submissao, honestidade, louvar muito a Deus; pelo jejum, oraçao, benevolência para com os pais, assistência ao pobre, ao necessitado, ao endividado e aos Orfaos; por dizerem a verdade, recitar o Alcorao, nao falar das pessoas senao o bem e serem dignos de confiança dos seus familiares em qualquer assunto...”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 74

Narrou Sulaiman ibn Mahran: Fui ver Imam as-Sadiq e com ele se encontrava um grupo de xiitas e eu o escutei dizer: “O comunidade de xiitas! Sede um ornamento para nOs e nao uma desonra em nossa conta. Dirigi-vos às pessoas com benevolência, protegei vossas linguas e resguardai-a de conversa excessiva e discurso ofensivo”.

Al-Amali, p. 142

Disse Imam as-Sadiq (A): “Certamente, nOs apreciamos quem e inteligente, sabio, compreensivo, cordial, paciente, confiavel e crente. Por certo que Deus, Imponente e Majestoso, favoreceu os profetas com as mais elevadas virtudes, assim pois, que aquele que as possui louve a Deus por isso e que aquele que nao as possui que chorai e rogai a Deus, Imponente e Majestoso, pelas mesmas”. Jabir perguntou: “Que eu seja sacrificado por ti! E quais sao (essas elevadas virtudes)?”. O Imam respondeu: “Sao a piedade, satisfaçao, paciência, gratidao, clemência, modestia, generosidade, coragem, entusiasmo, benevolência, veracidade e honestidade no depositado em confiança”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 56

Disse o Imam al-Baqir (A): “Quem obedece a Deus e nosso amigo e quem O desobedece e nosso inimigo”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 75
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Nao mireis a miudeza do pecado, mas olhai contra Quem pecastes”.

Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 79 & Mustadrak Al-Wasa'il, vol. 11, p. 330

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Quem deseja saber a sua posiçao ante Deus, que veja qual e a posiçao de Deus ante ele quando se encontra cometendo pecado. Tal e a sua posiçao ante Deus, Bendito e Exaltado seja”.

Bihar al-Anwar, vol. 70, p. 18

Imam as-Sadiq (A) se dirigiu a um grupo de pessoas e lhes perguntou porquê eles irritavam o Mensageiro de Deus. Alguem perguntou ao Imam como eles o faziam e ele (A) respondeu: “Acaso nao sabeis que vossas ações sao reportadas a ele (S)? Quando ele (S) observa um pecado contra Deus dentre elas, ele (S) se aborrece. Assim, pois, nao aborrecei o Mensageiro de Deus, mas agradai-lhe”.

Usul al-Kafi, vol. 1, p. 219

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “A pouca indulgência e o pior dos defeitos e precipitar-se na vingança esta (entre) os maiores pecados”.

Ghurar al-Hikam, p. 235

Asbaq ibn Nabatah narrou do Imam ‘Ali (A) que narrou do Profeta (S): “Quando a ira de Deus, Imponente e Majestoso, recai sobre uma comunidade, mas ainda assim nao envia sobre ela um castigo, os preços (das mercadorias) aumentam, seu periodo de vida diminui, seus comerciantes nao obtêm lucros, seus frutos nao serao abundantes, seus rios nao se encherao, sua chuva sera retida e os corruptos obterao dominio sobre eles”.

Al-Khisal, vol. 2, p.360

Imam al-Baqir (A), o quinto Imam, disse que encontrou no livro de Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) que disse que o Profeta Sagrado (S) havia dito: “Quando o adulterio se manifesta (abundantemente numa sociedade), aumenta (o numero) de morte subita; quando ha fraude, Deus lhes aflige com perda e escassez; quando as pessoas deixam de pagar o zakat, a terra retem suas bênçaos de plantas, frutos e toda a classe de minerais; quando eles se desviam das normas (divinas), estao cooperando no pecado e na iniqüidade; quando eles quebram as suas promessas, Deus faz com que seus inimigos lhes subjuguem; quando eles cortam os laços com os parentes, as riquezas serao postas nas maos dos maus; quando nao ordenam o bem nem proibem o ilicito e tambem nao seguem os escolhidos da minha Ahlul Bayt, Deus faz com que os corruptos os subjugue de modo tal que os virtuosos dentre eles suplicarao, mas eles nao serao respondidos”.

Safinat al-Bihar, vol. 2, p. 630

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “As lagrimas nao se secam senao pela dureza dos corações e os corações nao se endurecem senao pela abundância dos pecados”.

Bihar al-Anwar, vol. 70, p. 55 Disse Deus, Exaltado seja, a David (A): “O David! Dai boas-novas aos pecadores da Minha misericOrdia absoluta, a qual abarca todas as coisas, de modo que nao se desesperem da Minha misericOrdia; e admoesta os benfeitores sobre o poder da Minha ira, de modo que nao se ensoberbeçam por obedecer-Me, pois a soberba causa arrogância e esta e o maior de todos os pecados”.

Al-Ithna 'Ashariyyah, p. 59
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Professores e alunos sao co-participadores nas recompensas, mas as outras pessoas nao participam das mesmas”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 25

Disse o Mensageiro (S): “Aquele que propaga assuntos religiosos sem ter a necessaria competência presta mais um desserviço à religiao do que um serviço”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p.121

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “O valor de cada homem esta nos seus feitos”.

Nahjul-Balagha, dito 482

Disse o Mensageiro de Deus (S): “O conhecimento e um depOsito de Deus na terra e os sabios sao os depositarios do mesmo. Assim, pois, quem atua segundo seu conhecimento esta cumprindo com (a confiança com base na qual lhe foi conferido) esse depOsito”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 36

Disse o Imam al-Baqir (A): “Buscai obter conhecimento, pois o aprendizado e uma boa açao e o estudo e por si sO uma adoraçao”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 189

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Aquele que busca o conhecimento e como um combatente pela causa de Deus”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 179

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Sede cuidadoso do seu conhecimento e vejais de quem vOs o tomais”. Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 92

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Procurai obter conhecimento e adornai-o com a paciência e a dignidade e sede humilde para com aquele que obtem conhecimento de vos”.

Al-Kafi, vol.1, p. 36

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Aquele que aprende o conhecimento e atua de acordo com o mesmo e o ensina pela causa de Deus sera evocado magnificamente nos ceus”.

Al-Kafi, vol.1, p.35

Disse o Mensageiro de Deus (S): “O melhor desta vida e a da que esta por vir esta acompanhado de conhecimento”.

Bihar al-Anwar, vol.1, p. 204
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quem procura o conhecimento e como o que jejua durante o dia e se mantem erguido durante a noite (rezando); certamente que uma area do conhecimento que o homem aprende e melhor para ele do que possuir (a montanha de) Abu Qubays em ouro e a gastar no caminho de Deus”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 184

Disse o Imam Zayn al-Abidin (A): “Se as pessoas soubessem o que ha no feito de obter conhecimento, elas o procurariam mesmo que elas tivessem que fazer viagens e colocarem as suas vidas em perigo para obtê-lo”.

Al-Kafi, vol. 1, p. 35

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Nao se adquire o conhecimento com a comodidade corporal”.

Gurar al-Hikam, p. 348

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Salvaguardai vossos escritos e livros, pois brevemente chegara uma situaçao em que precisareis deles”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 152

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Por certo que a perfeiçao da religiao se encontra na obtençao do conhecimento e no feito de atuar segundo o mesmo e estejais certos de que a obtençao do conhecimento e mais obrigatOria para vOs do que a obtençao de riqueza”.

Al-Kafi, vol.1, p. 30

Disse o Imam al-Hasan (A): “Ensinai vosso conhecimento aos outros e (tentai) vOs mesmos aprender o conhecimento dos outros”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 111

Disse o Mensageiro de Deus (S): “A virtude do conhecimento e mais amada por Deus que a virtude da adoraçao”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 167
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Aquele que possui um conhecimento sobre um determinado assunto e o esconde quando e perguntado sera refreado com redeas de fogo”. (Conseqüentemente, se uma pessoa possui uma informaçao que pode ajudar uma pessoa desorientada e melhorar a sua situaçao, mas permanece em silêncio, certamente cometeu um grande pecado).

Al -'Ithna-'Ashariyyah, p. 11

Disse o Mensageiro de Deus (S): “O Alcorao e a universidade de Deus, assim, pois, aprendei tanto quanto possais nessa universidade”.

Bihar al-Anwar, vol. 92, p.19

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Por certo que dentre os feitos e boas ações que continuarao a alcançar o crente depois da sua morte estao: um conhecimento que haja ensinado e difundido, um filho probo que haja deixado e um Alcorao que haja legado como herança”.

Sunan al-Ibn-Majeh, vol. 1, p. 88

Narrou Abdussalan que escutou o Imam ar-Rida’ (A), o oitavo Imam, dizer: “Que a misericOrdia de Deus esteja sobre o servo que mantem vivo nossos preceitos”. Disse- lhe: “E como se mantem vivo vossos preceitos?”. O Imam respondeu: “Aprendei nossas ciências e ensinai-as as pessoas que, por certo, que se as pessoas conhecessem a benevolência das nossas palavras, elas certamente nos seguiriam”.

Ma'ani al-Akhbar, p.180 & 'Uyun-il-Akhbar-ir-Rida, vol.1, p. 207
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Ha dois grupos da minha Ummah (comunidade) que se forem piedosos, minha Ummah inteira sera integra e se eles forem imorais, minha Ummah sera corrupta”. O Mensageiro de Allah foi perguntado quem eram esses dois grupos e ele respondeu: “Os sabios e os governantes”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 49

Disse o Imam al-Baqir (A): “Quando vos encontrardes ante a presença de um sabio tentai ser mais inquisitivo do que falante e aprendei a boa arte de escutar tal como aprendei a boa arte de falar e nao interrompais as palavras de ninguem”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 222

Disse o Mensageiro de Deus (S): “O ‘Ali!(O anjo) Gabriel tem desejado pertencer aos filhos de Adao por sete qualidades, que sao: orar em comunidade, freqüentar os sabios, reconciliar duas pessoas, honrar os Orfaos, visitar o enfermo, comparecer a uma procissao funeral e oferecer agua aos peregrinos. Assim pois, desejai com afinco realizar essas coisas”.

Al -'Ithna 'Ashariyyah, p. 245

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Por certo que as palavras dos sabios, se sao corretas, sao como um remedio, mas se sao erradas constituem uma enfermidade”.

Nahjul-Balagha, dito 265

Disse o Imam al-Askari (A), o decimo primeiro Imam: “Os clerigos dos nossos seguidores (Shi’a) sao guardiões das fronteiras do Islam. e por isso que quem dentre nossos seguidores se incumbe disso sera superior àquele que luta em batalha contra os romanos...”.

Al-Ihtijaj, vol. 2, p. 155

Disse o Imam ar-Rida’ (A), o oitavo Imam: “Cientificai-vos que um (verdadeiro) jurista (religioso) e aquele que derrama suas benções sobre as pessoas, os salva dos seus inimigos, lhes multiplica as mercês do Paraiso e os faz obter a complacência de Deus, Elevado seja”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 5

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “... A recompensa de um sabio e maior do que a recompensa de quem jejua durante o dia e realiza orações durante a noite e combate na senda de Deus. E, quando um sabio morre, se produz uma brecha no Islam que nao podera ser compensada senao com alguem que lhe suceda”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 43

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A) a Kumayl: “O Kumayl! Aqueles que entesouram riquezas estao mortos apesar de estarem vivos, ao passo que os sabios permanecerao enquanto o mundo durar. Seus corpos desaparecem, mas seus reflexos permanecerao nos corações”.

Nahjul-Balagha, dito 147

Disse o Imam al-Husayn (A): “... Certamente, os caminhos para as questões islâmicas e as normas religiosas estao nas maos dos sabios que sao os depositarios do licito e ilicito de Deus”.

Tuhaful-'Uqul, p.172
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Os discipulos de Jesus lhe perguntaram: ‘O espirito de Deus! Com quem nOs devemos ter amizade?’. Respondeu Jesus: ‘Com aquele cuja presença vos faça recordar de Deus, cujas palavras aumentam o vosso conhecimento e cujas ações vos faça anelar a outra vida”.

Bihar al-Anwar, vol. 1, p. 203

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Que nenhuma tarefa vos distrai de realizar obras para a outra vida, visto que o periodo (de vida) e curto”.

Ghurar al-Hikam, p. 335

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Aquele que troca sua vida futura pela sua vida presente neste mundo, perde todas as duas”.

Ghurar al-Hikam, p. 274 Disse o Imam Al-Hadi (A), o decimo Imam: “Recordai(o momento) quando estaras em teu leito de morte diante dos membros da sua familia, quando nao havera nenhum medico que te impeça (de morrer) nem amigo que possai te proporcionar beneficio”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 370
Disse o Mensageiro de Deus (S): “A lamentaçao do povo do Inferno se deve principalmente ao feito de adiar o arrependimento”.

Al-Mahajjat al-Bayda

Disse o Imam al-Baqir (A): “Aquele que se arrepende dos seus pecados e como aquele que nao tem pecado”.

Wasa'il-ash-Shi'ah vol. 16, p. 74

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Quao numeroso sao aqueles que adiam (o arrependimento e a feitura de boas ações) ate que lhes sobrevenha o termino prefixado (para a sua morte)!”.

Ghurar al-Hikam, p. 240

Disse o Mensageiro de Deus (S): “O ‘Ali! Bem-aventurada seja aquela imagem (de uma pessoa) que Deus vê que chora por ter cometido um pecado do qual ninguem esta ciente exceto Deus”.

(Varias tradições enfatizam o fato de que ninguem deve deixar que os outros tomem conhecimento dos seus pecados. O individuo deve fazer confissões dos seus pecados apenas a Deus e, entao, se arrepender).

Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 63

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Durante a terça parte de cada noite e na noite antes da sexta-feira, ao principio da mesma, Deus envia à terra um anjo do ceu e lhe ordena que proclame: ‘Acaso ha alguem que peça algo, de modo que lhe seja outorgado? Acaso ha algum arrependido, de modo que seu arrependimento seja aceito? Acaso ha alguem que peça perdao, de modo que seja perdoado?’”.

Bihar al-Anwar, vol. 3, p. 314

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Fechais portas da desobediência mediante o pedido de refugio em Deus e abras as portas da obediência mediante a frase ‘Bismillah’(Em nome de Deus)”.

Bihar al-Anwar, vol. 92, p. 216
Disse o Imam al-Baqir (A): “e compulsOrio para cada muçulmano ocultar ate mesmo setenta grandes pecados dos seus irmaos muçulmanos”.

Bihar al-Anwar, vol. 74, p. 301 Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Aceitais as desculpas do teu irmao muçulmano e, se ele nao tiver nenhuma, inventai uma para ele”.

Bihar al-Anwar, vol. 74, p. 165

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “A pior forma de traiçao e propagar uma informaçao confidencial”.

Mustadrak Al-Wasa'il-ash Shi'ah, vol. 12, p. 305, n.14155

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Admoestar (o outro) na presença das pessoas constitui na realidade uma humilhaçao para ele” (Portanto, você deve falar com ele em particular).

Ghurar al-Hikam, p. 322

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Entre as ações mais amadas para Deus, Imponente e Majestoso, esta o feito de provocar a alegria de um crente, tal como: saciar sua fome, remover sua afliçao ou pagar sua divida”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 192
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Reconciliar duas pessoas e melhor que a totalidade das orações e jejuns (de uma pessoa)”.

Bihar al-Anwar, vol. 76, p. 43

Disse o Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Se alguem supõe algo bom de ti, faças com que sua suposiçao se confirme”.

Nahjul-Balaghah, p. 511, dito 248

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quem orienta (os outros) a fazer o bem e como quem o realiza”.

Bihar al-Anwar, vol. 96, p. 119

Disse o Imam as-Sadiq (A): “Ha seis coisas das quais o crente se beneficia depois da sua morte: um filho probo que peça perdao por ele; um Alcorao (que tenha deixado para tras), o qual e recitado; um poço que haja cavado (em beneficio das pessoas); uma arvore que haja plantado; um canal de agua que tenha feito fluir em caridade e um bom costume que tenha sido seguido (pelas pessoas) depois dele”.

Al-Khisal, p.323

Disse o Mensageiro de Deus (S): “Se isso nao constituisse um fardo para a minha Ummah, eu lhes teria ordenado limpar os dentes junto com cada oraçao”.

Bihar al-Anwar, vol. 76, p. 126
Disse o Mensageiro de Deus (S): “No Dia da Ressurreiçao alguem conclamara: ‘Onde estao os opressores e seus auxiliadores e aqueles que prepararam um tinteiro para eles... ou (lhes) hajam provido a tinta de uma caneta? Entao, reuni essas (pessoas) junto com eles?”.

Thawabab-ul-'A'mal, p. 309

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Por Deus! Se me fossem dados os sete mundos junto com tudo que existe abaixo dos ceus para que eu desobedecesse a Deus na medida do ato de pegar um grao de cevada de uma formiga, eu nao o faria”.

Nahjul-Balagha, p. 347

Disse o Imam al-Baqir (A), o quinto Imam: "Ha três tipos de transgressões: aquela que Deus, o Exaltado, perdoa; aquela que Ele nao perdoa e aquela que Ele nao ignora. A transgressao que Ele nao perdoa e atribuir associados a Deus, Imponente e Majestoso. A transgressao que Deus perdoa e aquela que a pessoa comete (contra) ela prOpria e que acontece entre ela e Deus, a Quem pertence o Poder e a Majestade. Ja a transgressao que Ele nao ignora e aquela cometida contra os direitos dos homens”.

Explicaçao:

A terceira transgressao acontece quando alguem infringe os direitos de outrem. O caminho para o perdao e, primeiramente, satisfazer a pessoa cujos direitos foram infringidos. Se essa pessoa o perdoar, a transgressao se transforma naquela que o individuo comete contra si prOprio. Entao, ele deve buscar o perdao de Deus”.

Al-Kafi, vol. 2, p. 330

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): "A transgressao faz os pes se desviarem, remove as benções e aniquila as nações”.

Sharh Ghurar al-Hikam, vol. 2, p. 36

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): "Nao ha nada que induza mais a alterar a graça de Deus e a apressar o Seu castigo do que perpetrar a opressao, visto que Deus ouve a oraçao do oprimido e esta à espreita dos opressores”.

Nahjul-Balagha, Carta 53
Disse o Mensageiro de Deus (S): “Quem entristece um crente, ainda que logo depois lhe ofereça o mundo inteiro, isso nao serve como expiaçao, porque isso nao e compensaçao suficiente”.

Bihar al-Anwar, vol. 75, p. 150

Disse o Imam Al-Kadhim (A): “Dentre os direitos de teu irmao muçulmano que te sao mais obrigatOrios e que nao lhe ocultes algo que lhe beneficie nesta vida ou na outra”.

Bihar al-Anwar, vol. 2, p. 75

Disse o Imam Al-Hasan (A): “Conduza-te com as pessoas tal como queres que se conduzam contigo”.

Bihar al-Anwar, vol. 78, p. 116

Disse o Imam Amir al-Mu’minin ‘Ali (A): “Que Deus se compadeça de uma pessoa que reivindica um direito, suprime uma falsidade, repele a tirania e estabelece a justiça”.

Ghurar al-Hikam, p. 181

Disse o Imam as-Sa